Pular para o conteúdo

ANDRÉ MEHMARI & RAFAEL CESÁRIO

na Igreja São Francisco
16 de julho, sábado, 17h30
  • por

O duo formado por Rafael Cesario, violoncelista, e o consagrado pianista e compositor André Mehmari, é um encontro nada tradicional dentro desta que é uma formação bastante ‘clássica’ no universo da música de concerto. Ambos detentores de habilidades extraordinárias e ampla experiência como solistas, juntam forças e talentos para dar uma nova visão às músicas que abordam, transcendendo nichos e denominações reducionistas através do equilíbrio entre frescor, liberdade e rigor.

O início da parceria se deu no Estúdio Monteverdi por ocasião da gravação do disco “Música para Cordas”, de André Mehmari.  Para celebrar o nascimento do filho de Rafael, Mehmari afetuosamente escreve a miniatura “Rafa Nasceu” e com ela presenteia a jovem família. Após o registro (no mesmo estúdio) da cantiga, o duo começou despretensiosamente a experimentar outros repertórios e imediatamente constatou uma sintonia rara: havia ali um encontro de afinidades profundas, almas musicais unidas pela forma de fazer e pensar a poética musical sem fronteiras.

O duo André Mehmari e Rafael Cesario se apresentará no dia 16 de julho, numa das igrejas mais bonitas do Brasil, a igreja do Convento de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador. O repertório cuidadosamente pensado para o projeto Bahia Sagrada vai fazer um passeio fantástico por composições do pianista André Mehmari, bem como por clássicos das obras de Shumann e Shubert. A cultura brasileira e baiana também será evidenciada através de composições de Dorival Caymmi.

André Mehmari – Pianista, multiinstrumentista, arranjador e compositor, nasceu na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, em 22 de abril de 1977. Teve seus primeiros contatos com a música através de sua mãe, quando moravam Ribeirão Preto-SP.  Mudou-se para São Paulo, em 1995, para ingressar no curso de bacharelado em piano da ECA-USP. Compositor prolífico e requisitado, foi apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular. Recentes trabalhos incluem obras para o violoncelista Antônio Meneses e a trilha sonora da primeira série brasileira produzida para a plataforma Netflix.  

Rafael Cesario – Mestre pela USP, obteve o diploma de Perfectionnement por unanimidade e felicitações do Júri no Conservatoire départemental du Val de Biévre, Paris – France, na classe do renomado violoncelista francês Romain Garioud. Premiado em diversos concursos, teve aulas também com Antonio Meneses, Alisa Weiterstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey, Sol Gabetta entre outros. Como solista, atuou à frente de importantes orquestras como Orquestra Sinfônica do Paraná OSP, Orquestra do Theatro São Pedro – SP ORTHESP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo OSM, entre outras. Atualmente é membro do Quarteto de cordas da cidade de SP e professor no Instituto Baccarelli.