Pular para o conteúdo

GABRIELE LEITE & EDUARDO GUTTERRES

na Igreja Nosso Senhor do Bonfim
15 de julho, sexta, 19h
  • por

Um duo de violonistas formado por jovens estrelas com reconhecimento internacional apresentará clássicos do repertório do violão brasileiro, numa das igrejas mais famosas da Bahia, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, no dia 15 de julho. Gabriele Leite e Eduardo Gutterres residem em Nova York (EUA), onde cursam o mestrado em Performance Musical na Manhattan School of Music. A riqueza da música brasileira e sua elasticidade em seus diversos propósitos de linguagens do sul ao nordeste, além da variedade de ritmos e sonoridades estarão presentes durante a apresentação dos musicistas. 

Passando por importantíssimos nomes dentro do violão Brasileiro, como Paulo Bellinati, Marco Pereira, Yamandu Costa, o repertório da apresentação do Bahia Sagrada também divulgará alguns compositores atuais para o violão como Elodie Bouny, Renata Montanari, e a canção de Jean Charnaux. Além dos já consagrados mestres, esses fora do instrumento, mas que dedicaram arranjos de suas composições ao grande Duo Assad, o programa se inicia com dois grandes nomes da música brasileira: Radamés Gnattali e Marlos Nobre. 

Gabriela Leite – Foi a primeira violonista clássica listada na revista Forbes under 30 edição 2021. Atualmente reside em Nova York (EUA), onde cursa Mestrado em Performance Musical na Manhattan School of Music. Bacharel em violão pelo Instituto de Artes da UNESP em São Paulo. Durante a graduação no Brasil foi ganhadora do Programa de Bolsas de Estudos Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade Cultura Artística, do qual estudou em 2016-2021 com o professor Dr. Paulo Martelli. Gabriele é, desde abril de 2020, patrocinado pela marca de cordas Augustine Strings (EUA). Desde Agosto de 2020 com Camilla Silva, Nicolas Porto e Octávio Deluchi, é cofundadora da BCGC – Brazilian Classical Guitar Community, uma plataforma para publicação e veiculação de gravações on-line de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Vicente Paschoal e João Luiz Rezende. 

Eduardo Gutterres – É um dos nomes da nova geração de violonistas brasileiros. Atualmente reside em Nova York (EUA), onde cursa Mestrado em Performance Musical na prestigiosa Manhattan School of Music. Bacharel em violão com láurea acadêmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, morou em São Paulo de 2019 a 2021 para ser aluno regular dos professores Paulo Martelli e Fábio Zanon, após ser um dos ganhadores do Programa de Bolsas de Estudos Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade Cultura Artística. Eduardo é, desde abril de 2020, patrocinado pela marca de cordas Augustine Strings (EUA) e toca no instrumento de modelo tradicional de cedro construído em 2016 pelo luthier Eduardo Cordeiro (Pelotas/RS). Para o período Agosto 2021 – Agosto 2022, o violonista está trabalhando em parceria com a plataforma de streaming ZapMusic, na produção da série documental Violão pelo Mundo, onde mostra sua rotina vivendo em Nova York e estudando em um dos mais importantes conservatórios de música do mundo.