Pular para o conteúdo

IVAN SACERDOTE & FELIPE GUEDES

na Igreja São Francisco
10 de julho, domingo, 18h30
  • por

Seguindo uma tradição camerística já consagrada na música popular brasileira, o duo de clarinete e violão de Ivan Sacerdote e Felipe Guedes propõe um diálogo franco, sincopado e acima de tudo conectado às nossas mais profundas raízes culturais. Os músicos são figuras atuantes na cena musical soteropolitana e prometem apresentar o resultado dessas vivências. 

A apresentação de Ivan Sacerdote e Felipe Guedes integra a programação da série de concertos do projeto Bahia Sagrada e será realizada, no dia 10 de julho, na Igreja São Francisco, mundialmente conhecida como “igreja de ouro”, localizada no Centro Histórico de Salvador.

Choro, Bossa, Baião, Samba-Reggae, Ijexá e Samba-Chula são alguns dos inúmeros estilos musicais que podemos encontrar no Brasil. Partindo dessa diversidade, os instrumentistas terão como plano de fundo o Jazz, a canção brasileira e o universo das rodas de choro para explorar os caminhos da improvisação. Sobre os instrumentistas, assim disse Caetano Veloso:

“Pós-jazz, pós-bossa, pós-axé, Ivan revela-se a cada toque, a cada contraponto, a cada intervenção, um Sacerdote da elegância na música. Felipe Guedes, o jovem gênio soteropolitano que o Brasil precisa conhecer e destacar.”

Ivan Sacerdote – O clarinetista, compositor e educador Ivan Sacerdote é uma figura marcante da música brasileira. Dono de um toque plural e interpretações firmes, o músico possui bacharelado e mestrado em clarinete pela Universidade Federal da Bahia. Na música de concerto, já se apresentou em orquestras sinfônicas. No universo da música popular, sua grande contribuição é visível nos trabalhos que já produziu. Foi vencedor do 17º Festival de música Educadora FM (melhor composição instrumental) em 2019. Seu primeiro disco como solista (Caetano Veloso & Ivan Sacerdote) foi muito elogiado pela riqueza dos seus improvisos e arranjos. Indicado ao Grammy Latino de 2020, o disco insere Ivan Sacerdote na obra de Caetano Veloso, propondo um diálogo franco e intenso. 

Felipe Guedes – Felipe Guedes dos Santos Conceição, nascido e criado no bairro da Federação (Gantois), vem de uma família de grandes músicos, que o iniciou no universo musical com apenas 4 anos, tocando bateria e percussão; aos 5 passou a explorar a área das cordas, tocando violão (6 e 7 cordas), cavaquinho, contrabaixo (elétrico/acústico), bandolim e viola caipira, além de tocar clarinete.

O resultado é que se tornou um multiinstrumentista autodidata que hoje tem a guitarra como instrumento principal. Felipe também se mantém inserido no mundo tecnológico musical trabalhando com gravações, jingles, produções musicais e MIDI’s, além de participar de shows com artistas e grupos como Cegueira de Nó, Vanessa Melo, Lazzo Matumbi, Ornella Ponnaz, Grupo Siri Catado, Yuri Popoff, Michaela Harisson, Claudia Cunha, Peu Meurray, Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, Roberto Mendes, Grupo Garagem e Gabi Guedes.

Em 2014 teve sua música “Ilú minado” inscrita e finalista do XII Festival de Música Educadora FM, foi premiado como melhor instrumentista.