Pular para o conteúdo

Igreja Nossa Senhora
da Conceição da Praia

  • por

Construída em 1623, a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das igrejas mais antigas da cidade de São Salvador. Localizada de frente para a Baía de Todos os Santos e incrustada no sopé da montanha que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, o templo é um cartão postal da capital baiana. O primeiro templo é de 1549, e foi construído por ordem de Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil. 

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. Dela, partem os cortejos das festas do Senhor Bom Jesus dos Navegantes (1º de janeiro), Lavagem do Bonfim (quinta-feira que antecede a Festa do Bonfim), da Conceição da Praia (8 de dezembro) e de Santa Luzia (13 de dezembro).

Pedras que vieram de longe

Quem visita a Basílica tem a oportunidade de conhecer as ruínas da primeira capela, construída em 1549. O desejo dos soteropolitanos em ter um templo maior foi atendido pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia em 1739, quando foi iniciada a construção da igreja atual. O projeto foi desenvolvido em Portugal e a conclusão das obras ocorreu em 1849.

De estilo barroco, a igreja foi feita toda de pedra de Lioz trazida de Portugal, por solicitação da irmandade mantenedora da basílica. As pedras foram coladas com óleo de baleia e a obra envolveu três gerações de artesãos. Em 1946, foi elevada a basílica, quando o Papa Paulo 6 declarou Nossa Senhora da Conceição da Praia padroeira da Bahia.

Abriga um grande patrimônio artístico, como a pintura do teto, em estilo ilusionista, de J. Joaquim da Rocha. A imagem de Nossa Senhora da Conceição é do artista Domingos Pereira Baião (1855). Já o retábulo do altar-mor é de João Moreira do Espírito Santo, obra realizada entre os anos de 1765 e 1773.

Concertos na Basílica Santuário
de Nossa Senhora da Conceição da Praia